segunda-feira, 22 de março de 2010

Entendendo a arte de ser mãe





Meu filho tem 7 anos e até hoje eu tento entender como exercer da melhor forma o papel da artista mãe e da educadora. Dentre todas as tarefas que eu tenho que assumir, a mais importante sem dúvida é a de interpretar algo materno que tem dentro de mim há muito tempo, antes mesmo do nascimento do Igor, meu filho. Ser mãe é um destino escrito desde o meu nascimento, mas não pense que porque a maternidade signifique o Dharma na minha vida, que é algo simples que eu tire de letra. Pelo o contrário, ser mãe tem sido algo bem trabalhoso. Demorei a entender a essência da maternidade, aliás, acho que o entendimento desta arte e desta lição será eterno. Novas serão as circunstâncias, novas serão as dificuldades e novos sorrisos mais lindos ainda chegarão para preencher nossos dias com o brilho da semente.

Parafraseanado Platão:" Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los." E realmente educá-los e criá-los não é uma tarefa simples. Requer muita paciência. Quantas vezes nos pegamos a dizer para nossos filhos: Será possível? Tenho que falar mil vezes com você a mesma coisa? Sim, Temos que falar mil vezes a mesma coisa. Os filhos não irão absorver algo que dizemos na primeira ou na segunda vez.

A mãe tem o papel de ensinar virtudes aos filhos, serão elas que os salvarão dos sofrimentos da vida. A mãe precisa ter paciência para educar, assim, como qualquer educador precisa ter paciência com seu aprendiz. Pare agora e reflita: o que você quer que o seu filho aprenda, seu filho é aprendiz de quê? A criança precisa de exemplos, cultive bons exemplos.

Não há fórmulas corretas para a educação de nossos filhos, use sua criatividade como artista mãe para pintar o quadro mais bonito que podemos mostrar para o mundo, nossos filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário