quinta-feira, 18 de março de 2010

Toque de amor para seu bebê através da Shantala



Essa semana recebi a notícia que uma grande amiga minha ia ser mamãe novamente. Fiquei muito feliz e comecei a refletir sobre a maternidade na vida das mulheres. Minha amiga já é mãe de dois meninos lindos e o segundo tem apenas 1
aninho. A vida de uma mulher com tantas tarefas no dia a dia deve ser agitada ! Eu com apenas um filho com sete anos fico subindo pelas paredes e sem falar nas outras tantas tarefas que temos que assumir.

Foi pensando no tempo mais precioso que ocupa a vida das mulheres mães que resolvi postar uma matéria sobre Shantala. Conheci o trabalho de Denise Gurgel, fisioterapeuta materno infantil e especialista em Shantala, através das minhas leituras diárias na revista Personare. Enviei um email para Denise e perguntei se ela poderia escrever um pouco mais sobre o que é a Shantala para eu poder publicar no blog. Denise foi muito distinta e encaminhou o texto abaixo que será muito útil para as mamães e os papais de pequeninos anjinhos.



Depois da confirmação da gestação mil dúvidas passam pela cabeça dos pais, mas desde o primeiro momento um sentimento diferente já os une!

As semanas vão passando, o corpo ganha mais curvas e nesse crescimento, mãe e filho se vincularão cada vez mais. Já os homens não devem se render à imaginação para melhor compreender essa fase. Participar ativamente e dividir como casal a chegada do bebê é essencial para encararem juntos todas mudanças, pois na gestação nasce uma mãe e também um pai.

Reforçar o vínculo afetivo familiar através de uma massagem carinhosa após o nascimento é essencial para que o bebê sinta-se amado e protegido. Para esse momento especial existe uma massagem indiana milenar chamada Shantala. Foi descoberta pelo Dr. Frédérick Leboyer que numa viagem a Índia, observou uma mãe numa rua de Calcutá massageando seu bebê com uma intimidade e interação encantadora. Leboyer fotografou em dias consecutivos e ao publicar o livro no Brasil deu o nome da massagem de Shantala, pois esse era o nome da jovem mãe.

Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança.

O bebê responde a esse momento sensivelmente dormindo melhor, diminuindo stress, relaxando o corpo e liberando gases, prevenindo as famosas cólicas e prisão de ventre. A massagem estimula a resistência imunológica, amplia respiração e ajuda o organismo a trabalhar em harmonia.

A massagem é realizada num local tranqüilo, acolhedor e aquecido, com o bebê desnudo sobre as pernas estendidas da mãe. A aplicação dura de 15 a 30 minutos, dependendo da aceitação ao toque e usa-se óleo de origem vegetal para facilitar o deslizamento das mãos. A partir de um mês de vida os bebês já podem receber Shantala e não há restrições em iniciar com crianças mais velhas.

Após a massagem o banho de imersão completa o relaxamento, seguido da amamentação e com certeza o bebê dormirá muito bem por algumas horas!

Permita-se encontrar momentos diários de contato corporal com o bebê, alimentando-o através do toque, onde as palavras não alcançam.

Denise Gurgel Barboza

Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala CREFITO 34310-F

www.cursoshantala.com.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário